Comando Vermelho diversifica crimes e aterroriza comunidades

Facção criminosa expande atuação para além do tráfico e impõe 'taxas de segurança' em áreas dominadas.

Por Redação Jornal Sorocaba Notícias em 04/11/2025 às 07:30:47

Nos últimos anos, o Comando Vermelho (CV) transformou sua atuação, deixando de lado a dependência exclusiva do tráfico de cocaína, que impulsionou seus lucros na década de 1980. A organização criminosa expandiu seus tentáculos para uma variedade de atividades ilícitas, desde o contrabando de cigarros até o comércio ilegal de ouro e madeira. Contudo, nada se compara ao sistema estável de extorsão direta dos moradores em áreas sob seu controle.

Roberto Uchôa, ex-policial federal e pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, detalha como esse modelo se sustenta principalmente em cobranças por "segurança", taxas sobre ligações clandestinas de energia e um controle opressivo sobre o comércio local. Essas práticas, segundo ele, ganharam força no início dos anos 2000, em um período de expansão das milícias, que também começaram a financiar suas atividades explorando as comunidades.

Domínio Territorial: A Nova Moeda do Crime

Uchôa observa, conforme reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que a dinâmica entre tráfico e milícia sofreu uma inversão notável. Antes, os milicianos se inspiravam nas táticas dos traficantes. Atualmente, muitos grupos ligados ao tráfico adotaram o modelo de arrecadação das milícias, que oferece menor risco e maior previsibilidade. A influência da facção, hoje, deriva menos do comércio de drogas e mais do domínio territorial.

"Essas ações deixam o CV com aquilo que ele tem de mais valioso: o controle do território. Em áreas dominadas, tudo precisa de autorização — da compra do gás e da internet ao funcionamento de transportes alternativos e até campanhas políticas" - afirmou Uchôa sobre o impacto das operações policiais.

Na avaliação do pesquisador, operações como a Contenção, apesar de visarem enfraquecer a facção, acabam reforçando sua estrutura. Afinal, em territórios dominados, até mesmo as atividades mais básicas do dia a dia, como a compra de gás e o acesso à internet, estão sujeitas à autorização do Comando Vermelho. E o pior de tudo é que essa influência se estende até mesmo às campanhas políticas, demonstrando o poder absoluto que exercem sobre a população.

Comunicar erro

Comentários